Tudo sobre Mona Lisa

Vote nesse artigo

A Mona Lisa é uma popular pintura do artista renascentista Leonardo da Vinci, ela também é conhecida como Gioconda. A obra que já foi tema de música, poemas, artes e agora invadiu até as festas a fantasia. Ela ficou muito famosa por ser muito realista.

A pintura foi feita com tinta óleo em uma madeira e hoje ela é uma das obras mais visitadas e concorridas do Museu do Louvre em Paris, onde está protegida por um grosso vidro à prova de bala.

A Mona Lisa existiu?

Ainda paira o mistério sobre a musa inspiradora do quadro, não se sabe se ela existiu ou foi uma imagem inventada por Leonardo da Vinci. Existe também uma hipótese maluca de que a obra seria um autorretrato de Leonardo vestido de mulher.

Muitos historiadores dizem que mulher que inspirou Mona Lisa se chamava Lisa Del Giocondo, e que ela era esposa de um comerciante muito endinheirado.

Características que marcam a obra

Se uma palavra pudesse definir a Mona Lisa, seria harmonia. O quadro retrata muita harmonia entre a figura principal e o plano de fundo. Leonardo da Vinci, foi o criador de uma técnica de pintura chamada Esfumado e nessa obra ela é mostrada com muita perfeição nos cabelos da moça.

Na obra podemos notar a ausência de sobrancelha de Mona Lisa, a explicação dada por historiadores é que Leonardo da Vinci pintou a sobrancelha mas durante a primeira limpeza de restauração, do quadro, foi usado um solvente que dissolveu a tinta daquela região. O sorriso de Mona Lisa é um espetáculo à parte. Olhando o quadro a impressão que dá é que a moça está prestes a sorrir, mas se mantém discreta.

A obra de Leonardo da Vinci é considerada a mais cara e desejada do mundo, e está avaliada em US$ 2,5 bilhões de dólares.

Escreva seu Comentário